Depois de 3 anos de muito trabalho e dedicação, a “Casa do Montado”, um projeto que nasceu da vontade de ver valorizado o património agroflorestal e a herança etnográfica e gastronómica do Alentejo, abriu as suas portas.
A “Casa do Montado”, localizada no Centro Histórico da cidade de Évora, surge da coincidência de dois acontecimentos distintos;
a alienação da Herdade do Passareiro em Junho de 2017, propriedade durante cerca de 150 anos da família de Peter Nevelli Ellis Mollet, com 570 ha em pleno coração do Sítio do Monfurado da Rede Natura 2000, onde Andreia Sousa trabalha desde 2010, e a disponibilidade de um imóvel único, pela sua localização e pelas suas características arquitetónicas, pertencente à família de M. José Santana.
O fio condutor que une as sete salas de exposição é a evolução da própria Humanidade, a forma como os diferentes povos que habitaram esta região, desde da pré-história, foram desbravando a brenha mediterrânica e, lentamente, transformando-a num sistema simbiótico muito complexo entre o Homem e a Natureza.